domingo, 27 de maio de 2012

Seja um caranguejo


Bem, a ideia desse texto saiu de um texto motivacional que veio da minha loja que está logo aqui abaixo.

"Toda manhã, na África, uma gazela acorda. Ela sabe que deve correr mais que o leão mais rápido ou será morta. Toda manhã, na África, um leão acorda. Ele sabe que deve correr mais rápido que a gazela mais lenta ou irá morrer de fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela; quando o sol nascer, é melhor começar a correr."

Lendo isso, vem a clássica pergunta: “Mas o que você é? Um leão ou uma gazela” E como meu signo é Câncer, logo respondi “Prefiro ser um caranguejo, saio de lado sempre!” E perguntei, por que eu mesmo sempre simpatizei com caranguejos. E fui-me procurar o que representa um caranguejo em si.


A simbologia grega dele, vem de um dos trabalhos de Hercules, que foi matar a Hidra de Lerne, aquele monstro que cada cabeça que fosse decapitada do monstro nascia mais uma e um caranguejo que simplesmente era amigo da Hidra e tentou protegê-la, mas acabou sendo pisado por Hercules e acabou esmagado. Comovida com a amizade e o sacrifício do Canceronte, ela o jogou aos seus como a constelação de câncer.

E em até mesmo em outras culturas, é feito referência a esse nobre animal (não eu, o caranguejo). Como por exemplo, na mitologia africana, já que o texto faz referência a África, o Deus-Sol enviou a Tartaruga e o Caranguejo a Terra para levantar os continentes acima do mar. No Camboja, sonhar com caranguejos é sinal de fortuna e desejos realizados.

Dentre outras ciências mais “intuitivas” a simbologia do caranguejo representa mais a astucia, inteligência, força de vontade e de até recriar-se. E sempre ligados aos defeitos de serem emotivos, introspectivo, pessimistas e teimosos, mas principalmente na questão nostálgica, da qual não se larga o passado, seja ele bom ou ruim.

Numa leitura de sua aparência como totem, ele se mostra rígido como um cavaleiro medieval blindado e ao mesmo tempo sua estrutura interior mole, mostrando que sua maior fragilidade é mais interna do que externa.

E ainda somos resistentes a uma possível guerra nuclear! Sendo um dos poucos a sobreviver aos efeitos subsequentes da radiação. 

Até que é legal ser um caranguejo, pelo menos se o leão vier pegar morre afogado no mar e no mínimo, depois da guerra nuclear e o do genocídio atômico, estaremos por cima da carne seca (ou seria da carne radioativa?!)

Mas o que seria ser um trabalhador-caranguejo? Acho mais que seria o modo do faça o seu, faça por quem puder e esconda seus defeitos atrás de uma carapaça e sempre aprender com erros do passado, para evitar que eles se repitam, e de preferência vivendo harmoniosamente com ambiente.

Fontes:

Um comentário:

  1. Além do mais se o caranguejo for um caranguejo ermitão:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caranguejo_ermit%C3%A3o

    ResponderExcluir